2 de março de 2023

cidades para conhecer na Croácia

A Croácia vem, a cada ano, atraindo mais turistas, como se o país tivesse acabado de ser descoberto e as pessoas tivessem acordado para suas belezas.  A verdade é que sua história remonta aos tempos da Idade Média, já passou por inúmeras guerras, perdas, até conquistar sua independência em 1991 e restabelecer toda sua glória […]

   

A Croácia vem, a cada ano, atraindo mais turistas, como se o país tivesse acabado de ser descoberto e as pessoas tivessem acordado para suas belezas. 

A verdade é que sua história remonta aos tempos da Idade Média, já passou por inúmeras guerras, perdas, até conquistar sua independência em 1991 e restabelecer toda sua glória e grandiosidade. 

Além de sua capital, Zagreb, possui cidades incríveis, com belas paisagens, restaurantes, monumentos, artes e um povo super acolhedor que anseia mostrar ao mundo todo seu potencial.

Confira aqui algumas cidades que valem muito a sua visita.

Split

Em extensão é a segunda maior cidade da Croácia ficando apenas atrás da capital Zagreb. No início de sua história era apenas um povoado, sem grande importância territorial, até o momento em que Diocleciano iniciou seu império e foi responsável por construir o Palácio homônimo que é hoje um dos patrimônios da UNESCO, um dos principais pontos turísticos do país e onde atualmente está um centro charmoso, acolhedor, animado e super bem preservado.

A cidade está localizada na costa do Mar Adriático e possui praias belíssimas bastante procuradas por seus moradores e também visitantes, principalmente durante o verão. 

É de split que saem as principais embarcações para algumas ilhotas espetaculares, como Vis, Korcula, Hvar, Barc e Solta.

cidades-da-croácia
Korkula

Um dos pontos mais pitorescos da cidade é que seu centro antigo fica exatamente em frente ao porto e dentro do complexo do Palácio Diocleciano. Durante a visita à Split, a Catedral de São Dômnio, construída sobre o mausoléu de Diocleciano, é um dos pontos altos para os turistas.

cidades-da-croacia
Split – Croácia

Rovinj

cidades-da-croacia
Vista panorâmica de Rovinj

Considerado o destino mais romântico do Mediterrâneo, está localizado no oeste da Península de Ístria, a 300 km de Zagreb e Liubliana. 

Seu centro histórico fica em uma antiga ilha e a cidade como um todo é repleta de ruazinhas estreitas bastante charmosas, cercada de vinhedos, praias e passeios a barco para fazer.

Entre os principais pontos turísticos para visitar quando estiver de passagem estão a Igreja de Santa Eufêmia, uma basílica barroca mesclada com o estilo veneziano, o Museu da Cidade de Rovinj, a Praça Tito, a praia de Porton Biondy e Praia de Val de Lesso.

cidades-da-croácia
Igreja de Santa Eufêmia

Zagreb

cidades-da-croacia
Zagreb

A cidade está localizada no noroeste do país e é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. 

Sua história e os fatos que levaram a sua construção fizeram com que Zagreb fosse dividida em duas faces diferentes e complementares: a Cidade Alta e a Cidade Baixa, ou Nova Zagreb. 

Nos últimos anos tem recebido um grande número de turistas que saem encantados com tudo que encontram ali e com a recepção calorosa dos croatas que apresentam um modo de vida bastante convidativo.

Há pontos fabulosos para conhecer em suas duas faces, como a Catedral de Zagreb, a Igreja São Marcos, a Torre Lotrscak, o Museu Arqueológico e o Cemitério Mirogoj, que apresenta uma arquitetura completamente diferente do habitual.

cidades-da-croacia
Zagreb

Dubrovnik

cidades-da-croacia
Dubrovnik e suas muralhas

Dubrovnik é uma cidade medieval murada, quase intacta e um dos destinos mais procurados na Croácia. 

Foi construída toda em pedra, com casas e ruas estreitas, muitas escadas e muralhas que tinham como função fazer a defesa contra ataques inimigos; elas foram construídas à beira mar e demoraram séculos para serem concluídas. 

Com 1400 metros de comprimento, 15 torres, e alguns fortes, 3 portões rodeiam a cidade e são seu grande símbolo.

A Rua Stradun, a mais larga e mais popular do lugar, abriga palácios e edifícios que têm no piso térreo lojinhas, joalherias, cafeterias e confeitarias. É um dos lugares favoritos dos turistas. 

cidades-da-croacia
Rua Stradun

Nossa saída para a Croácia é em abril e passaremos por estas cidades encantadoras e poderemos ver de perto as belezas que elas têm a oferecer. Por que não aproveitar a chance de vir conosco?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos

Ler mais

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais