10 de março de 2023

Conheça alguns Patrimônios Imateriais da UNESCO com origens croata

A Croácia, embora seja uma República independente há apenas 32 anos, é um país bastante antigo, já abrigou muitos povos e, por isso, possui patrimônios imateriais e materiais riquíssimos, declarados pela UNESCO.  Sua herança cultural está presente na gastronomia, celebrações, danças e arquitetura, além de formações e paisagens naturais bastante preservadas.  Mas o que são […]

   

A Croácia, embora seja uma República independente há apenas 32 anos, é um país bastante antigo, já abrigou muitos povos e, por isso, possui patrimônios imateriais e materiais riquíssimos, declarados pela UNESCO. 

Sua herança cultural está presente na gastronomia, celebrações, danças e arquitetura, além de formações e paisagens naturais bastante preservadas. 

Mas o que são os Patrimônios Imateriais da UNESCO e quais você pode conhecer nesse lugar incrível da região dos Balcãs?

O que são patrimônios imateriais da UNESCO ?

Atualmente a UNESCO possui cerca de 1233 patrimônios da humanidade, sendo eles culturais, naturais ou ambos. Só na Croácia estão localizados 10 deles, sendo 8 culturais e 2 naturais.

Os patrimônios culturais são divididos em duas categorias: materiais e imateriais. Os materiais são, como o nome sugere, bens físicos, algo concreto e considerado importante para a formação da identidade do país, como monumentos, prédios históricos, construções variadas, obras de arte, entre outros. 

Já os patrimônios imateriais, englobam todos os elementos que fazem parte da cultura local, coisas não palpáveis, mas importantes para a construção da cultura de um povo, podendo ser: uma dança, gênero musical, linguagem, culinária, rituais, festas, feiras e lendas.

Alguns ótimos exemplos de patrimônios culturais imateriais da UNESCO são a capoeira e a feijoada, no Brasil, e o fado, em Portugal.

E você quer conhecer os patrimônios imateriais com origem croata?

Pão de gengibre

O pão de gengibre é uma iguaria clássica da Croácia. 

Ele é feito de ingredientes bastante simples, como farinha de trigo, açúcar e especiarias, o que difere são as variações das decorações; algumas seguem tradições religiosas.

A receita foi transmitida de geração em geração pelas famílias fabricantes deste pão e hoje ele é um dos Patrimônios Imateriais da UNESCO.

O famoso pão de gengibre

Klapa

O Klapa é um canto tradicional croata, interpretado à capela e unindo várias vozes. 

Durante a apresentação, os cantores formam um semicírculo estreito e o canto pode ser entoado livremente, sem notação específica. 

Os temas principais das canções são o amor, o ambiente local e os perigos da vida. Foi declarado como Patrimônio Imaterial da Humanidade no ano de 2012. Bem legal, né?

patrimonios-imateriais-croacia
Grupo de Klapa

Festa de São Brás, padroeiro de Dubrovnik

Em Dubrovnik, as festas de São Brás, padroeiro da cidade, são as mais populares da Croácia e celebradas há mais de mil anos.

O santo era considerado um símbolo de união entre as instituições e os cidadãos da República de Ragusa. 

As comemorações são realizadas no dia 3 de fevereiro e a festança foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial há mais de 10 anos. 

Procissão de São Brás

Nijemo Kolo

O Nijemo Kolo, também chamado de dança silenciosa, é praticado por comunidades no interior da Dalmácia, no sul da Croácia. Como o nome já sugere, sua realização é sem música.

Essa dança é apresentada em um círculo fechado, com dançarinos guiando suas parceiras em passos enérgicos e espontâneos

Os passos, que tendem a ser bastante vigorosos e impressionar os espectadores variam de acordo com o estado de espírito e do desejo dos participantes.

Seguindo a tradição, sua prática ocorre em celebrações carnavalescas, feiras, festas e casamentos.

Esta dança foi declarada um Patrimônio Imaterial Cultural pela UNESCO em 2011.

patrimonios-imateriais-croacia
Nijemo Kolo

No próximo mês de abril viajaremos com nosso grupo para a majestosa região do Balcãs e passaremos pela Croácia. Você pode conhecer de perto essas tradições deliciosas, vem com a gente?

Confira nosso roteiro.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Tipos de tomada no mundo: Conheça os formatos e adaptadores para evitar problemas

Ler mais

Descubra a história e beleza da Basílica de Santa Sofia em Istambul

Ler mais

A beleza cinematográfica dos Lagos de Plitvice na Croácia

Ler mais

Descubra a casa da Virgem Maria, na Turquia

Ler mais